quinta-feira, 13 de outubro de 2011

gentileza urbana - você ama a sua cidade?


Por: André Ricardo dos Santos.


Há alguns anos, em Belo Horizonte - MG um grupo de pessoas tomaram atitudes extremamente nobres, atitudes que estimulam o amor pela cidade onde vivem, esses gestos podemos definir como gentileza urbana. A partir de então, surgiram várias ações e ideias criativas, que mexem com a consciência de muita gente, de que a gentileza urbana é indispensável na vida da cidade, pois essas atitudes proporcionam o bem estar da população e são muito importantes para elevar o nosso padrão de convivência urbana.


     Mas, que atitudes são estas? o que eu posso fazer? podem ser atitudes bem singelas, como ceder o lugar para um idoso no ônibus, ou recolher um objeto descartável do chão e colocar na lixeira... essa semana, eu estava esperando para atravessar uma rua movimentada, (na faixa de pedestres é claro!) e o sinal estava verde... alguns carros passaram normalmente, logo apareceram mais pessoas para atravessar, em seguida um carro veio reduzindo, parou antes da faixa e fez um sinal para as pessoas (eu também!) atravessarem, logo chegou outro carro o e motorista ficou um pouco confuso mas parou também, e outros em seguida, fiquei muito surpreso, assim como as pessoas que lá estavam, pois essas atitudes são raras tanto em Salvador quanto em várias cidades do mundo... um belo exemplo de gentileza urbana, por causa da atitude de priorizar o pedestres na sua faixa... mas, não concordam que essas atitudes são as mínimas possíveis e que devemos ter em qualquer cidade do mundo? mas e nossa cidade? nosso bairro? nossa rua! (risos) Bem, vou dar outro exemplo de alguém que é famoso, o ex jogador de futebol Vampeta, que foi um jogador bem sucedido em sua carreira, morou muitos anos em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Europa... mas sempre retorna para passar as férias em sua cidade natal Nazaré das Farinhas, no recôncavo baiano... Numa dessas oportunidades, pediram a ele uma ajuda de R$ 20,00 para consertar o telhado do cinema (o único da cidade) que estava caindo, então o Vampeta foi olhar o prédio e ficou chocado com o que viu, estava em um estado lastimável de tão degradado, por ser um prédio antigo e histórico. O Cine Rio Branco é um dos mais antigos do país, de 1927 e de estilo art nouveau. com capacidade para 600 pessoas.

Cine Rio Branco, em Nazaré das Farinhas - Bahia

     O Vampeta então fez um ato de extrema gentileza urbana. resolveu comprar o prédio e restaurá-lo com recursos próprios, conseguindo, com isso, reabrir a sala de exibição em um enorme evento festivo que contou com até com a presença de Ronaldo fenômeno, dizem que foi a maior festa da história da cidade! (risos) Mas, o cinema não dava lucro e por algum tempo ele pagou os funcionários do próprio bolso. Com o passar dos anos, entregou a gerência da casa de espetáculos à prefeitura da cidade. Se, no início da reabertura, alguns filmes foram exibidos, logo depois, o cinema virou um centro cultural para eventos esporádicos, e os recursos para a manutenção foram minguando até o desaparecimento.

     Mas enfim, o Vampeta pode nem gostar de cinema, mas não hesitou em fazer essa gentileza urbana para a sua querida cidade natal e aos seus moradores. então eu deixo algumas reflexões para todos nós discutirmos: 
  • Até que ponto você conhece a sua cidade? 
  • Como você pode melhorá-la? 
  • De que maneira pode ajudar a sua cidade com o seu trabalho ou com alguma habilidade que você disponha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário